23.11.08

Hoje vamos falar sobre o empresário Abílio Diniz.

Ele nasceu em 1936 e é dono da Cia Brasileira de Distribuição, fazendo parte desta Cia a rede de Supermercados Pão de Açucar e CompreBem, Extra e Extra-Eletro.

Tudo começou quando seu pai, Valentim Diniz, vindo de Portugal em 1929, abriu uma doceria chamada Pão de Açucar, e durante a infância e juventude, Diniz se dividiu entre os estudos e o esporte.

Formou-se na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, mantida pela FGV e sua pós-graduação foi em Michigan / EUA.

Aos 20 anos ele foi trabalhar na empresa do pai, como gerente de vendas, e com as ténicas que aprendeu no Exterior, ajudou seu pai a fundar seu primeiro supermercado em 1959, ou seja, aos 23 anos, tornou-se empresário.

Abílio Diniz passou passou por algumas dificuldades em sua vida, como o sequestro por terrorista chilenos em 1989, além da época do Plano Collor, em que teve que fechar um terço de suas lojas, demitindo mais de 22.000 funcionários

Em 1999, 24% do Capital foi repassado a um grupo Francês, iniciando em seguida um novo processo na Cia de Distrubuição, que assumiu assim a liderança do Rancking das maiores redes de varejo do país. Atualmente ele vem se afastando das atividades da empresa, mantendo-se somente no Conselho de Administração, como Presidente.

Nenhum comentário: