11.12.08

Para representar a mulher bem-sucedida na área de Administração, optamos por contar o caso da Magazine Luiza, que tem como Superintente, Luiza Helana Trojano.

Formada em Administração de Empresas e Direito, Luiza é Casada, mãe de 3 filhos, Luiza nasceu em Franca, e aos 12 anos foi trabalhar na Magazine Luiza, fundada por seus tios, em 1957. Passou por todos os departamentos da empresa, desde o atendimento nos balcões e assumiu a rede em 1991, após a diversificação dos investimentos e a necessidade da criação de uma holding, ou seja, um conglomerado da Magazine Luiza.

Ainda hoje, Luiza ainda considera-se uma vendedora, pois foi com essa aptidão que chegou onde chegou. Em 2007, foi eleita a quarta executiva mais importante da América Latina, pela revista América Economia, e no ano de 2008, foi homenageada pela Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade com o Prêmio Anefac Mulher 2008.

Hoje Luiza é considerada como exemplo de sucesso pelos estudantes de administração, que vêm realizando cada vez mais trabalhos acadêmicos sobre a sua atuação empresarial, além de ser estudo de caso pela Universidade Harvard School, mostrando por que a empresa se transformou na rede de varejo de eletrodomésticos que mais cresce no Brasil, apontando as 5 maiores lições que podemos ter a respeito dela:

1 - Agilidade nas decisões: A rede sabe mudar rotas para aproveitar oportunidades;
2 - Liderança forte: Luiza Helena soube se impor como uma administradora forte e carismática;
3- Funcionários fiéis: A cultura da empresa estimula os empregados a perseguir resultados;
4 - Preservação da cultura: A empresa consegue manter seus valores, mesmo crescendo rapidamente;
5 - Ousadia e pioneirismo: A rede não tem medo de lançar novas práticas de vendas.

Determinação e liderança foram os fatores primordias para que Luiza se torna-se uma Administradora, em que seu trabalho é reconhecido internacionalmente.

Nenhum comentário: